As soluções de cloreto de sódio 0,9% são utilizadas via tópica, inalatória ou intranasal. Sendo utilizadas na limpeza de lesões de pele ou membranas nasais, redução do edema córneo, limpeza de cavidades na odontologia, e ainda como complementação da higienização de lentes de contato.
A estabilidade das soluções pode ser afetada, simplesmente pelo contato atmosférico, que ocorre cada vez que se abre um frasco, pela exposição ao ar, umidade entre outras influências externas ou ainda pode ser comprometida pela contaminação microbiana, levando alterações de características físicas, químicas, aparência e inativação do princípio ativo e excipientes da formulação.
O soro fisiológico também não deve ser guardado por muito tempo após ser aberto. A recomendação é que ele seja adquirido em embalagens compatíveis com a quantidade a ser usada pelo prazo máximo de 15 dias. Além disso, o soro deve ser armazenado na geladeira após a embalagem ser aberta, isso porque as baixas temperaturas dificultam a proliferação de microorganismos. Caso todos esses cuidados tenham sido aplicados e a solução apresenta-se com partículas não deve ser usado em hipótese nenhuma e sim descartado o seu volume total.
DROGARIA DROGAMEDIC